Quem somos
Esta instituição tem como finalidade propor o acolhimento Institucional para a População em Situação de Rua do município de São Caetano do Sul – SP. Tendo como base a perspectiva do trabalho técnico voltado para a construção de vínculos de confiança com os usuários, público-alvo deste tipo de equipamento/ serviço, com intuito de contribuir com a elaboração de estratégias voltadas para a construção de um projeto de vida singular para cada um e também por meio de atividades e práticas coletivas.
Essa proposta partiu da necessidade de atender as pessoas que vivem em situação de rua e organizar a rede socioassistencial do atual Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de São Caetano. A função do equipamento/ abrigo é de garantir o que preconiza o SUAS e a atual "Política Nacional da População em Situação de Rua de 2008" por meio da oferta de ações através do Poder Público Municipal – CREAS/SEAIS oferecendo acolhimento Institucional de acordo com o de Decreto Legislativo PDL Nº 88/2020, assegurando as condições necessárias para a pessoa em situação de rua perante o cenário de pandemia.
As equipes profissionais e parceiros tem o entendimento do seu papel social e ético frente a esta demanda trabalhando de acordo com os preceitos do Sistema Único de Assistência Social como um Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, bem como tipificados na Resolução nº 109 de 11, de novembro de 2009.
A Associação Esportiva Vida e Movimento, carinhosamente conhecida como AE VIDA, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos. Nosso compromisso consiste no acolhimento às pessoas em situação de rua através da oferta de um espaço de moradia, articulando os serviços da rede já existente, visando à garantia dos direitos humanos fundamentais e inclusão social dos usuários na perspectiva de fortalecer vínculos interpessoais e ou familiares, um trabalho de resgate da autoestima para que se percebam como sujeitos capazes de realizar (organizar e executar) seus objetivos e que oportunize a construção de novas estratégias e projetos singulares de vida para superação da condição vulnerabilidade e saída da rua.
missão
Inovar no jeito de cuidar. Acolher por meio de escuta ativa e qualificada os sujeitos em contexto de vulnerabilidade e risco social em situação de rua de São Caetano e promover juntos dos mesmos, condições para superação de sua condição atual.
visão
Uma sociedade que valoriza a vida, promove a assistência social, atenção e o cuidado da população em situação de rua de São Caetano, o acesso à saúde e a tratamentos necessários aos cuidados básicos; Indivíduos recuperados, reinseridos e autônomos/ independentes, responsáveis.
valores
Compromisso, amizade, excelência, humanização, honestidade, transparência, solidariedade, ética, empatia e inovação.
PROJETO ESPORTE PARA A VIDA
EDUCANDO PARA CONVIVÊNCIA
Programa de Educação Integral - São Caetano do Sul
Iniciativa
O presente trabalho surgiu da necessidade de criar um projeto esportivo para os alunos da rede municipal de ensino da prefeitura de São Caetano do Sul numa perspectiva inclusiva, proporcionando a todos a oportunidade de exercer um controle sobre si mesmo e um diálogo com seu próprio corpo, em vez de torná-lo um inimigo ou um obstáculo intransponível. A opção inicial foi pelo judô, esporte educativo, disciplinador e que não está relacionado à violência. A luta como esporte, educação, disciplina, cultura e ética.
E juntos com outras modalidades esportivas realizamos um grande projeto.
Objetivo
Pensando em aproveitar esses espaços do clube queremos implantar um programa de Educação Integral junto às EMEs, ampliando o horário de aulas e utilizando espaços locais que possuem potenciais educativos.
O objetivo do programa é mostrar que os processos de aprendizagem das crianças e adolescentes do município pode ser intensificados a partir dos insumos educativos – espaços e pessoas.
Acreditamos que a educação se dá também fora dos muros da escola, incluindo as famílias e os saberes construídos pela população local. A colaboração dos espaços já existentes ao redor das escolas seria de extrema importância para alcançar esse objetivo, já que muitos educadores e organizações sociais realizam de forma exitosa atividades voltadas ao público do projeto.
Com a utilização desses espaços, serão oferecidos oficinas diariamente ou, pelo menos, três vezes na semana com foco em três eixos: corpo e movimento, ludicidade e arte e, cultura. A primeira abrange modalidades esportivas, a segunda área é focada em brincadeiras e a terceira em formação musical, artes cênicas e plásticas.
Principais Resultados
Com o programa, a escola pode interagir mais com a cultura local, ampliando seu currículo por meio de atividades das organizações
parceiras. Outra grande conquista do projeto é o reconhecimento e integração dos saberes da comunidade ao currículo escolar. Com isso, professores passarão a se envolver mais com a comunidade, admitindo em suas aulas que a construção acadêmica seja associada aos saberes e cultura local.
Transformamos uma sala totalmente inutilizada por uma atividade olímpica onde desenvolvemos habilidades e capacidades específicas do aluno, preparamos os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social. Dojo, que significa literalmente lugar do caminho (DO = Caminho, JÔ = Lugar), ou seja uma área selecionada para desenvolvimento físico e espiritual, é considerado também um lugar sagrado, pois é neste espaço que o judoca aprende muitas coisas importantes para sua vida.
Após um ano de prática de judô, através da coleta sistemática de dados com professores em salas de aulas, famílias e senseis (professores de judô), é possível notar as diferenças entre alunos inclusos no projeto e, os não inclusos. Notam-se os diferentes comportamentos em sala de aula, no lar e nas aulas de judô. Comprova-se também, o senso de responsabilidade a tudo que os cercam. Estes alunos tornam-se pessoas sensibilizadas para conviver em ambientes heterogêneos.